O Flamengo tem vivido uma fase de bastante agitação dentro e fora dos gramados. Enquanto esteve no centro das atenções na última janela de transferências, protagonizando especulações bem como chegadas e saídas, a equipe rubro negra também contou com questões além do mercado da bola: uma forte tensão de vestiário foi exposta e um clima tenso pairou no Ninho do Urubu.
Dessa forma, a equipe comandada pelo argentino Jorge Sampaoli precisa superar a pressão e a situação tensa extra campo para lidar com uma partida pela Copa Libertadores, diante do Olímpia, no Paraguai, válida pelas oitava de final da competição. O Flamengo venceu a partida de ida, no Maracanã, por 1 a 0 com gol marcado pelo atacante Bruno Henrique.
Dessa forma, a equipe rubro negra joga por um empate em qualquer resultado, bem como qualquer vitória por qualquer resultado. Os torcedores da equipe carioca estão otimistas para o confronto e já sabem quem será o possível adversário das quartas: o Fluminense, de Fernando Diniz, que superou o Argentino Juniors.
Importante atitude de Jorge Sampaoli para o Flamengo
Ciente da importância desse confronto diante da equipe paraguaia, Sampaoli tomou uma decisão que deve agradar aos torcedores cariocas: o atacante Pedro Guilherme, de 26 anos, está relacionado para enfrentar o Olímpia, na próxima quinta (10).
A saber, apesar do atacante ter estado no centro de várias polêmicas, como a multa salarial imposta pela diretoria e o episódio em que Pedro teria sido agredido pelo argentino Pablo Hernández, ex- preparador físico do Flamengo e integrante da comissão técnica de Sampaoli.
Assim, o atacante poderá ser opção para atuar contra a equipe paraguaia e deve ficar à disposição do técnico para a segunda etapa. Apesar da turbulência e de ter sido especulado em uma eventual transferência para o futebol europeu, em especial do Benfica, de Portugal, o atacante segue no Flamengo e com sua saída temporariamente negada. A equipe portuguesa chegou a oferecer £ 18 milhões de euros (cerca de R$ 100 milhões de reais).
Pedro também foi alvo do mercado árabe, quando o Al Hilal, da Arábia Saudita, treinado por Jorge Jesus, que ofereceu cerca de £ 30 milhões de euros para fechar com o atacante. Contudo Pedro não topo o negócio e optou pela permanência no rubro negro carioca.
Pedro na temporada
A saber, vivendo seu quarto ano no Flamengo, Pedro foi criado nas divisões de base do Fluminense, grande rival do Flamengo. O atacante acertou sua ida para a Fiorentina, em 2020, em uma transação estipulada na casa dos £ 11 milhões de euros. Em seguida, Pedro retornou por empréstimo ao futebol brasileiro, justamente para atuar no rubro negro.
Assim, o atacante convenceu a diretoria do Flamengo a contratá-lo de maneira definitiva, quando o rubro negra pagou cerca de £ 14 milhões de euros, em 2021. Em conclusão, na atual temporada Pedro tem 38 partidas, com 26 gols marcados e 4 assistências.