Nesta semana, os fãs do futebol foram surpreendidos com uma possível alteração nas regras do jogo profissional. Segundo o jornal inglês ‘The Telegraph’, a International Board (IFAB), órgão responsável pela regulamentação do esporte, estaria avaliando a aplicação de um novo cartão em campo, da cor azul.
O ‘cartão azul’ seria uma forma de evitar as expulsões em determinadas situações de jogo: simulação de falta, desrespeito ao árbitro e açoes antijogo. Sua utilização resultaria na suspensão de 10 minutos do jogador punido em campo.
Após a notícia, diversos meios de comunicação foram em busca de mais informações sobre a possível mudança, que já estaria prevista para acontecer nos próximos meses. No entanto, segundo a FIFA, trata-se de um assunto que ainda poderá ter diversos capítulos.
FIFA abre o jogo sobre o lançamento do ‘cartão azul’ no futebol internacional
Após surgirem boatos de que o International Board (IFAB) estaria implementando a regra do cartão azul para o futebol, a FIFA decidiu entrar em jogo e explicar que trata-se de uma possibilidade remota, que ainda está sendo avaliada pelos órgãos responsáveis pelas regras do esporte.
Em nota, a entidade afirmou que uma medida como essa só seria aplicável após a realização de testes práticos e uma série de medidas que tivessem como principal objetivo diminuir os impactos causados pela alteração na regra do jogo. Confira um trecho:
“A FIFA deseja esclarecer que os relatos sobre o chamado “cartão azul” nos níveis de elite do futebol são incorretos e prematuros. Quaisquer testes desse tipo, se implementados, devem limitar-se a testes de forma responsável em níveis inferiores (jogos das categorias de base), uma posição que a FIFA pretende reiterar quando este item da agenda for discutido na Assembleia Geral do IFAB em 2 de março”.
Quando o cartão azul pode entrar em jogo?
Segundo o ‘The Telegraph’, a implementação do cartão azul em partidas de futebol pode acontecer em breve. A International Football Association Board (Ifab) estaria planejando novas reuniões para tratar sobre o assunto e, enfim, chegar a um consenso sobre a sua aplicação nas partidas.