SAIU O ACORDO AGORA (09/01): CBF bate o martelo para novo técnico da Seleção Brasileira
Após reassumir a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o gestor Ednaldo Rodrigues tomou uma importante decisão e decidiu demitir o técnico Fernando Diniz, que estaria como técnico interino até a chegada de Carlo Ancelotti, que sequer irá ser concluída, já que o Real Madrid divulgou a renovação de contrato com o Italiano.
Dessa forma, a Seleção Brasileira busca um novo treinador e alguns nomes tem sido cogitados para assumir a vaga em aberto para a nova temporada. É importante destacar que em 2024 haverá a disputa da Copa América e Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá.
Nesse sentido, Ednaldo Rodrigues já tem observado o mercado e os desempenhos de treinadores brasileiros. Vale destacar que, caso acertasse a chegada de Ancelotti, o atual comandante do Real Madrid seria o primeiro estrangeiro a assumir o cargo principal na comissão técnica. Contudo, tudo indica que o novo treinador será da Série A.
Ednaldo Rodrigues define novo treinador para a Seleção Brasileira em 2024
De acordo com as informações recentes, o novo técnico da Seleção Brasileira será Dorival Júnior. O atual campeão da Copa do Brasil é o nome ideal para ser o comandante na nova temporada e o presidente Ednaldo Rodrigues tem organizado um convite, que deve acontecer nas próximas horas e o treinador do São Paulo provavelmente irá aceitar, aponta as informações de bastidores.
Assim, a Confederação Brasileira de Futebol quer preparar um contrato com proteção para o treinador, já que deixará o Tricolor do Morumbi nas próximas semanas. Ou seja, dificilmente deverá continuar no time Paulista e irá assinar um acordo. Dito isso, iniciará sua trajetória pela primeira vez como técnico da Seleção Brasileira.
É importante destacar que, nos bastidores do São Paulo, o sentimento já é de que o convite seria feito a qualquer momento e hoje o clima é de que será inevitável perder o treinador para a CBF. Portanto, o Brasil terá um novo treinador anunciado nos próximos dias, mas será em definitivo, não como interino. Assim, espera-se que Dorival Júnior inicie o ciclo para a Copa 2026.
Carreira de Dorival Júnior é vitoriosa
O ex-volante, que se tornou um dos principais treinadores do futebol brasileiro, encerrou sua carreira como jogador em 1999, pelo Botafogo-SP. Contudo, em 2022 começou a trajetória como treinador na Ferroviária-SP. Desde então acumula passagem por grandes clubes, como Flamengo, Fluminense, Santos, São Paulo, Palmeiras, entre outros.
Não tem como negar que ganhou destaque e ficou marcado na era 2010, com o Santos. Na ocasião, contou com a melhor fase de Paulo Henrique Ganso, Neymar e Robinho, que foi o clube sensação da temporada. No Peixe foi campeão da Copa do Brasil 2010, Paulistão 2010 e 2016.
Em 2011 venceu a Sul-Americana e o Gauchão 2012, com o Internacional. Em sequência, levantou as taças da Copa do Brasil e Libertadores 2022, no Flamengo e, em 2023, conquistou a Copa Nacional com o São Paulo. Por fim, também venceu estaduais com Figueirense (2004), Sport (2006), Paranaense (2008) com o Coritiba e 2020 com o Athletico. E venceu a Série B 2009, pelo Vasco.