CONFIRMADO AGORA (30/04): +1 clube tradicional brasileiro está prestes a virar SAF e pega todos de surpresa
CONFIRMADO! Grande clube BRASILEIRO está prestes a se tornar SAF e pega torcedores de surpresa
Nos últimos anos, o futebol brasileiro tem passado por mudanças, com vários clubes adotando o modelo de gestão da Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Para se ter uma noção, clubes tradicionais, como Atlético-MG, Vasco, Botafogo, Coritiba e Bragantino, já optaram por esse novo modelo de administração.
Agora, outro clube brasileiro irá optar por este modelo de gestão. De quem estamos falando? Acompanhe este artigo até o final para descobrir!
Como funciona o modela da SAF?
A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um tipo especial de empresa que foi criada pelo Congresso em 6 de agosto de 2021, através da Lei 14.193/2021. Essa legislação encoraja os clubes de futebol a mudarem de uma associação civil sem fins lucrativos para uma empresa.
Conhecida como Lei da SAF, ela incentiva essa mudança para o formato de clube-empresa, que possui regras específicas de governança, controle e financiamento adaptadas para a atividade do futebol.
Grande clube BRASILEIRO pode se tornar SAF em 2024
Uma novidade vem de Pernambuco, onde o Sport está se esforçando para se tornar uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Recentemente, o Conselho Deliberativo do clube aprovou alterações no estatuto para permitir a adoção do modelo da SAF, mas ainda é preciso que os sócios do clube também aprovem em uma Assembleia Geral.
Executivo do SPORT fala sobre aprovação da SAF
“O Sport larga na frente e inicia o processo de modernização do futebol pela estrutura corporativa criada pelo estatuto. Acreditamos que a SAF levará o Sport ao lugar que ele merece no futebol brasileiro”, afirmou Ademar Rigueira, presidente da Comissão que aprovou as mudanças.
“Entenda o que vai acontecer se a Assembleia Geral aprovar as mudanças: o mandato para a presidência do Sport passará a ter três anos, sem direito a reeleição; um conselho administrativo, formado por um presidente, um vice e dois diretores, será criado; a função de chefe do executivo, o CEO, também erá implementada, sendo este contratado pelo novo conselho; algumas utras diretorias executivas serão criadas.”, disse o clube de Pernambuco em nota oficial.
“Foi um esforço muito grande da comissão para finalizar essa modernização do estatuto. Agradecemos pela dedicação nesse trabalho exaustivo”, afirmou.