Portal da Torcida
Tudo Sobre Futebol e Seu Time

Clube tradicional brasileiro deve virar SAF para salvar clube de dívidas

Mais uma clube brasileiro está perto de virar SAF - Foto: Reprodução
Mais uma clube brasileiro está perto de virar SAF – Foto: Reprodução

Um dos principais clubes do futebol brasileiro colocou o clube à venda para que possa transformar a equipe SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e gerar mais investimentos para continuar em alta. É importante destacar que, após quase declarar falência, o gigante conseguiu ressurgir e disputou os playoffs do Paulistão 2024.

É importante destacar que agremiações tem aceitado e a Série A já conta com alguns. Nesse sentido, Botafogo, Red Bull Bragantino, Bahia, Botafogo e Cruzeiro são os clubes no qual detém sócios e tem feito boas atuações. Da lista das cinco SAF’s, apenas o Cruzeiro e Bahia não encerrar o Brasileirão 2023 na primeira parte da classificação.

Portanto, um mandatário decidiu aceitar a proposta e a negociação está ativa. De acordo com as informações recentes, a Portuguesa está interessada em se transformar em SAF e receber investimentos pesados. Vale destacar que, após ter conquistado vaga para as Quartas de Final do Paulistão, a Lusa está de volta ao cenário nacional, já que disputará a Série D 2025.

Portuguesa negocia SAF com grande investidor

Não tem como negar que a Portuguesa tem uma dividá milionária e precisa de investimentos para não voltar a “estaca zero”. Ao que tudo indica, a Lusa tem um débito de R$ 500 milhões e possui custos mensais da ordem de R$ 120 mil para a manutenção da operação. Contudo, a nova diretoria acredita que a SAF seria o plano ideal para o futuro da Lusa.

Apesar da eliminação contra o Santos no mata-mata do Estadual,  o torcedores da Portuguesa tem visto o prenúncio de um renascimento da equipe no cenário nacional. Vale recordar que amargou a segunda divisão estadual entre 2016 e 2022 e não tem divisão nacional para 2024. Porém, retornará a Série D na próxima edição.

Inclusive, a Lusa foi um dos clubes que mais tiveram jogadores convocados para a Seleção Brasileira ao longo da história (33, entre eles Djalma Santos, Félix, Enéas e Ricardo Oliveira), tricampeã paulista (1935, 1936 e 1973) e vice-campeã do Brasileiro em 1996, a Portuguesa quer voltar a exercer um papel de maior relevância no cenário do futebol brasileiro.

Qual a empresa que irá investir na Lusa?

Segundo o Presidente da Portuguesa, Antonio Carlos Castanheira, o clube necessita se transformar em SAF, mas ainda não afirmou qual empresa está em negociação para ter a sua marcada estampada no clube do Canindé. “Já executo esse modelo na prática. Não tem mais nada aqui no Canindé”.

Em sequência, declarou que o objetivo é que a Portuguesa seja protagonista no Paulistão 2025. “Espero que, no máximo até o final do ano, a gente esteja com a SAF aberta e funcionando, para que façamos um Paulista [em 2025] de outra forma, sem aperto financeiro”, completou Castanheira.