DECISÃO FINAL HOJE (09/02): Gabigol tem fim de novela confirmado por quase 20 milhões e decide onde não joga de jeito nenhum
A novela envolvendo Gabriel Barbosa, o Gabigol, e o Flamengo, segue agitando o mercado da bola. O ídolo Rubro-Negro tem contrato com o clube até o final do ano, portanto, se não renovar até junho, Gabigol fica disponível para assinar um pré-contrato com qualquer equipe do mundo e sair de graça ao final da temporada brasileira, em dezembro de 2024.
Vale destacar que apesar de estar em último ano de contrato e com negociações pela renovação travadas com o Flamengo, Gabigol tem uma multa rescisória elevada, no valor de 33 milhões de euros (R$ 177 milhões). Dessa forma, sem a intenção de venda do Mengão, apenas o pagamento da multa tira o jogador do clube.
Jornalista fala sobre Gabigol e Flamengo
O jornalista Jorge Nicola falou em seu canal no Youtube sobre a situação envolvendo Gabigol e o Flamengo.
“Influenciadores do Flamengo começaram a especular a possibilidade de ele ser dispensado ou ser negociado antes de dezembro. A verdade é que tem alguns influenciadores do Fla que não gostam do Gabigol e utilizam de qualquer possibilidade para criticá-lo ou atacá-lo”, começou o profissional.
Vale lembrar que para dispensar o jogador, o clube teria que pagar R$ 17 milhões, mas isso nunca foi e nem deverá ser cogitado, até pelo fato dele ter mercado. Portanto, se não contarem com ele, é mais fácil aceitar uma das diversas sondagens que chegam.
“Não há, dentro do Flamengo, nenhuma intenção de dispensa, isso seria um enorme equívoco e um prejuízo gigante, porque o clube precisaria indenizar o jogador até o fim do contrato, pagando 1,6 milhão vezes 11, que equivale ao número de meses que ele ainda tem. Ele deve continuar até dezembro e aí deixar o clube de graça, sem render algum centavo”, explicou Nicola.
Sobre uma possível renovação, Jorge Nicola ressaltou que as conversas não andam bem e, com isso, deve ser o último ano de Gabigol no Flamengo.
“Está cada vez mais distante porque o Gabigol não vai aceitar. Pra ele vai ser muito cômodo esperar até o meio do ano quando aparecerão propostas do Brasil e também do exterior, e ele vai poder assinar um pré-contrato para se mudar de graça para onde quiser. De vez o dinheiro cair para o Flamengo, vai cair nas contas dele”, finalizou Jorge Nicola.
Gabigol é ídolo no Flamengo, mas virou reserva
Gabigol chegou ao Flamengo em 2019, símbolo de entrega em campo, chamando a responsabilidade nas decisões. A temporada de estreia foi a melhor, com 59 jogos e 43 gols, além de 12 assistências. Porém, ele sempre se manteve em alta, e mesmo no seu “pior ano”, foi o segundo artilheiro do time, com 20 gols em 2023.
Ao todo com a camisa Rubro-Negra são 274 jogos, com 156 gols e 44 assistências, um total de 200 participações diretas em gols. Além disso, são 11 títulos, com destaque para duas Copas Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros e uma Copa do Brasil. Ele também já foi duas vezes artilheiro do Brasileirão, três da Copa do Brasil, duas da Copa Libertadores e uma vez o Rei da América.
Porém, com Tite, passou a ser reserva na equipe, já que Pedro é o dono da posição. Gabigol participou de quatro jogos oficiais na temporada 2024, apenas um durante os 90 minutos. Nos outros, esteve em campo durante 45, 24 e 9 minutos. Contra o Vasco, chegou a ter a chance da vitória com um pênalti nos últimos minutos, mas desperdiçou. Portanto, em 2024, são quatro jogos e um gol até o momento com 168 minutos jogados.