FALÊNCIA DECRETADA e PORTAS FECHADAS: Famoso clube de Futebol fechou as portas após quase 100 anos e entrou em decadência total
Clube da Série A fecha as portas e não tem previsão de retorno
A situação financeira de alguns clubes da Série A é motivo de preocupação para torcedores e dirigentes que trabalham no dia-a-dia da gestão administrativa. Atualmente, no Brasil, muitas equipes vêm buscando alternativas para ‘driblar’ as crises financeiras instauradas por meio de investimentos e aplicações externas como, por exemplo, a venda de SAFs à empresas interessadas no negócio.
Um exemplo prático de sucesso com a SAF atualmente é o Botafogo. O time que quase decretou falência há pouco tempo está vivendo um momento de reformulação interna e, aos poucos, começa a colher os frutos de um projeto elaborado pelo empresário norte-americano John Textor. A equipe está na liderança do Brasileirão de 2023 e dá sinais de que será uma das fortes candidatas pelo título na reta final.
Outras equipes, porém, não obtiveram o mesmo sucesso ainda. O Vasco, rival direto do Glorioso, também contou com a chegada de investidores estrangeiros mas ainda não arrumou a sua casa. Atualmente, a equipe da Colina está na lanterna do Brasileirão e caminha a passos largos para amargar mais um rebaixamento na sua história. No entanto, um outro time da Série A que decretou falência recentemente e surpreendeu o mundo da bola.
Time da Série A decreta falência e surpreende o mundo do futebol
O Chievo Verona, time com quase 100 anos de história na Série A italiana, declarou a sua falência no ano de 2021 e, desde então, não participa de nenhuma competição em âmbito nacional ou internacional. Pellisier, um dos maiores ídolos da história do clube italiano, já falou publicamente sobre a situação financeira do clube e lamentou a falta de alternativas para reconstruir a equipe no futebol local:
“Hoje, infelizmente, acabou a história daquela empresa que tanto me deu. É um dos dias mais tristes da minha vida. Tentei muito, e e esperava mesmo ser capaz de recomeçar com outro clube e continuar esta história fantástica, teria sido maravilhoso. Mas infelizmente não consegui“, disse ele.
Em julho de 2021, o Chievo Verona foi expulso da sgeunda divisão da liga italiana por não conseguir provar a sua viabilidade financeira. Na época, o clube já apresentava impostos pendentes e não era capaz de sustentar as suas próprias dívidas. Sergio Pellissier tomou frente da busca por um novo proprietário para que a equipe pudesse se registrar na Série D do campeonato italiano, mas não obteve sucesso.
O tradicional Chievo Verona, com 92 anos de história e algumas passagens por competições europeias, declarou falência 😭😭 pic.twitter.com/PypWpKPCG9
— Sem Clubismo (@SemClubismo_FC) August 22, 2021
Falência de gigantes europeus reflete em nova perspectiva no Brasil
Alguns clubes no futebol brasileiro vivem situações financeiras delicadas e a falência de clubes de futebol na Itália é um exemplo prático de que a realidade pode se tornar ainda mais complexa. Com a chegada das SAFs, muitas equipes tentam viabilizar um processo de ajuste de contas, mas os próximos anos ainda podem ser perigosos para algumas equipes que acumulam dívidas bilionárias.