Portal da Torcida
Tudo Sobre Futebol e Seu Time

NOVA CASA no RJ para chegar e vestir a camisa 10: James Rodríguez deixa o São Paulo e recebe proposta oficial para jogar no Rio

James Rodríguez, um dos nomes mais importantes do futebol colombiano, deixou recentemente o São Paulo (Foto: Abner Dourado/AGIF)
James Rodríguez, um dos nomes mais importantes do futebol colombiano, deixou recentemente o São Paulo (Foto: Abner Dourado/AGIF)

O meia colombiano James Rodríguez, de 32 anos, pediu para deixar o São Paulo e não deve seguir no tricolor paulista para a temporada 2024. Depois de viver sua primeira experiência no futebol brasileiro e ter sido contratado como um dos grandes nomes do São Paulo para o ano passado, junto com Lucas Moura, reforçando assim o elenco na época comandado por Dorival Júnior, que assumiu neste ano a Seleção Brasileira.

Mesmo com James no banco o atleta foi pouco utilizado por Dorival, sendo relacionado em apenas 14 partidas, com 1 gol marcado, além de ter servido a seus colegas de equipe em 3 oportunidades, ainda assim, números abaixo do que era esperado dado o investimento feito pelo atleta que deixou o Olympiacos, da Grécia.

James foi revelado no Envigado, da Colômbia, e estreou profissionalmente em 2007, quando o atleta atuou em 30 partidas e marcando 9 gols naquela temporada. Em seguida o colombiano foi negociado com o Banfield, da Argentina, somando 50 partidas disputadas e 10 gols marcados pelo clube argentino.

James Rodríguez entra na mira de gigante carioca

No começo deste ano o comando técnico no São Paulo deixou de ter Dorival Júnior, que aceitou uma oferta para ser o novo comandante da Seleção Brasileira e foi substituído por Thiago Carpini, ex- Juventude. Mas apesar da mudança na beira dos gramados o meia seguiu como alternativa no banco de reservas e não atuou oficialmente neste ano.

Em virtude dessa situação como alternativa no elenco o atleta teria solicitado uma rescisão contratual com o objetivo de mudar de clube e ganhar mais minutos e um dos possíveis destinos passou a ser um clube do futebol europeu: o Besikitas, da Turquia, que vem seguindo o atleta desde o ano passado e deve aproveitar a abertura da janela de transferências para selar o negócio.

Mas apesar da vontade do clube turco, de acordo com o jornalista Nahuel Ferreira, da Rádio Punto 1400, o Botafogo, comandado pelo técnico Tiago Nunes e que tem o empresário John Textor como dono da SAF, é o mais novo interessado em contar com o badalado meio campista. Depois de uma temporada bem abaixo do esperado, na qual o Fogão deixou o título do Brasileirão escapar nas rodadas finais da competição, a montagem do elenco do clube carioca tem sido bastante cautelosa para evitar a queda de rendimento deste final de ano.

Até o momento o Botafogo, possível destino de James, já fechou as contratações do goleiro John, ex- Santos e que atuava no Valladolid, da Espanha, do atacante Jeffinho, que retornou após atuar no Lyon, da França, dos zagueiros Lucas Halter, ex- Athletico Paranaense, Pablo, ex- Flamengo e Alexander Barbosa, do Banfield, e dos atacantes Savarino, e Luiz Henrique, este último em uma negociação que configurou a maior contratação da história do Botafogo.