SAIU AGORA (05/01), DE VOLTA AOS TRABALHOS! Vanderlei Luxemburgo se aproxima de acerto com grande clube da Libertadores para 2024 e pega todos de surpresa
O treinador Vanderlei Luxemburgo pode voltar a treinar um time de Libertadores. Sem clube desde que deixou o Corinthians, o lendário comandante teve o seu nome ligado a Santos e Botafogo nos últimos meses, mas as conversas não evoluíram.
Agora, pode parar em uma equipe onde jamais foi treinador, mas de quebra voltar a disputar a maior competição de clubes na América do Sul, na qual ele já foi campeão uma vez e conhece bem. Além disso, pode explorar um novo mercado e buscar títulos inéditos para a sua gloriosa carreira.
Vanderlei Luxembugo pode parar no Colo-Colo
O Colo-Colo pode ser o destino de Vanderlei Luxemburgo. Principal equipe do Chile, o clube tem o interesse em contar com o experiente comandante para 2024 e já iniciou as conversas há duas semanas, através de intermediários.
Agora, a tendência é que as negociações tenham sequência com uma reunião pessoalmente entre o treinador e os dirigentes do clube, com a possibilidade até mesmo do presidente. O Colo-Colo tem muita tradição, com direito 33 títulos do Campeonato Chileno e uma Copa Libertadores, em 1991.
Em 2024 a equipe estará na fase preliminar da competição, onde enfrenta o Godoy Cruz, da Argentina. Dessa forma, precisa passar pelas fases iniciais para chegar até os grupos da Libertadores.
Multicampeão, Luxemburgo não faz bons trabalhos recentes
O currículo de Vanderlei Luxemburgo é repleto de conquistas. Copa Libertadores, Copa América, 5 Campeonatos Brasileiro, Copa do Brasil, entre outros títulos, credenciam a longa trajetória de um dos melhores treinadores da história do futebol brasileiro.
Além de passar por diversos clubes no Brasil, Luxemburgo também passou pela Arábia Saudita e até o Real Madrid, onde treinou nomes de peso entre 2004 e 2006. Pela Seleção Brasileira, treinou o Brasil na Copa das Confederações, Copa América e Olimpíadas, iniciou o processo para a Copa do Mundo de 2002, a do pentacampeonato, mas não ficou para a competição.
Apesar de todo esse histórico, os últimos trabalhos não foram bons, principalmente levando em conta toda a sua carreira. Com base nos últimos três, passou por Vasco da Gama, Cruzeiro e Corinthians, somando 73 jogos e apenas 25 vitórias. No Timão, em 2023, foram 38 jogos e 14 vitórias. Ele deixou o clube com 44% de aproveitamento.
Portanto, se acertar com o Colo-Colo, sabe que em uma Libertadores sonhar com título é um sonho distante, mas tem grandes chances de buscar conquistas em território nacional, aumentando a sua galeria. Atualmente Vanderlei Luxemburgo está com 71 anos.