Milan passa na frente do Flamengo e acerta com novo técnico
Apesar de estar na off-season, o Milan tem se movimentado no mercado da bola e decidiu passar a rasteira no Flamengo e acertar a contratação do seu novo treinador para a temporada 2024/25. Nesse sentido, a equipe de Milão empolgou os torcedores, principalmente após conseguir fechar com o comandante que estava no radar do Mais Querido recentemente.
Com o vice-campeonato Italiano e a campanha decepcionante da Liga dos Campeões, a diretoria do Milan optou por demitir o técnico Stefano Pioli, que encerrou seu contrato após cinco temporadas a frente do Rubro-Negro Europeu. Apesar do Flamengo estar em alta com Tite, anteriormente o Presidente Rodolfo Landim tentou a contratação de um técnico da Europa.
Nesse modo, o Milan anunciou o português Paulo Fonseca. De acordo com a divulgação dos Rossoneris, o comandante de 51 anos assinou contrato até junho de 2027. Ou seja, um acordo de três temporadas e a expectativa é que o clube volte a ser campeão Nacional e possa ser novamente protagonista nas competições continentais, principalmente na Uefa Champions League.
Após interesse do Flamengo, Milan anuncia Paulo Fonseca
De fato, o futebol europeu tem a cultura em dar tempo aos treinadores. Dessa forma, o técnico Paulo Fonseca deixou o Lille (FRA) após três temporadas. Ou seja, o treinador português chegou ao time francês em meados de 2022 e permaneceu até o final desta temporada, onde levou a equipe à 4ª colocação da Ligue One e às Quartas de Final da Conference League.
Vale recordar que antes de assinar com o Lille, Paulo Fonseca foi cogitado a trabalhar no Brasil, especialmente no Flamengo e Corinthians. Contudo, priorizou propostas do futebol europeu, ainda que estivesse sem trabalhar desde a saída da Roma, no meio de 2021. Assim, poucos meses depois da consulta por parte dos times brasileiros, fechou com o Lille.
Com o acordo firmado com o Milan, chegará a marca de 11 equipes dirigidas em sua carreira. Após iniciar nas categorias inferiores do Estrela Amadora (POR), o treinador acumula passagem por grandes potências da Europa, como o caso de Porto, Roma, Lille e Shakhtar Donetsk. Ao todo, são nove títulos na carreira e, mediante a isso, recebeu a oportunidade em trabalhar no Milan.
Quais os títulos do novo técnico Rossoneri?
Com nove conquistas, sendo a primeira em 2013 e a última na temporada 2018/19, Paulo Fonseca foi campeão com três das 10 equipes dirigidas até o momentos. Em 2013 levantou a Supertaça Cândido de Oliveira, com o Porto. Outra equipe portuguesa em que foi vencedor foi no Braga, na temporara 2015/16 na Taça de Portugal.
Por fim, as outras sete conquistas foram no Shakhtar Donetsk. Nesse sentido, sagrou-se tricampeão Ucraniano (2016/17, 2017/18 e 2018/19), tricampeão da Taça da Ucrânia (2016/17, 2017/18 e 2018/19) e a Supertaça Ucraniana 2017. Outra conquista importante em sua carreira foram os dois prêmios individuais como Melhor Treinador. Assim, em 2016/17 foi o melhor da Liga Ucraniana e em 2017 foi eleito o Treinador do ano para a Federação de Futebol da Ucrânia.