Nem Grêmio, nem Flamengo: Douglas Costa rejeita gigantes e DIZ SIM para assinar novo contrato com outro gigante
Douglas Costa surgiu no futebol nas divisões de base do Grêmio e logo ficou marcado por demonstrar grande qualidade técnica. Canhoto, o jovem estreou como profissional em 2008, tendo atuado em 7 jogos e marcado um gol naquele ano. Na temporada seguinte o atacante ganhou mais minutos em campo, atuando em 31 partidas com 1 gol marcado.
Não demorou muito para que o atacante recebesse uma oferta oficial do mercado da bola europeu: o Shakhtar, da Ucrânia, avançou na contratação do atleta e desembolsou cerca de £ 8 milhões de euros na temporada 09/10, deixando assim o futebol brasileiro rumo a Europa, por onde permaneceu por 6 temporadas.
O atacante acumulou na Ucrânia 203 jogos disputados, tendo marcado 38 gols e distribuído 7 gols pela equipe ucraniana. No Shakhtar o atacante brasileiro faturou 5 edições da Liga Ucraniana, 3 Supertaças da Ucrânia, além de mais 3 Taças da Ucrânia.
Douglas Costa e sua ida para a Alemanha
Depois de 6 anos seguidos defendendo as cores do Shakhtar, Douglas Costa entrou na mira do Bayern de Munique, da Alemanha, e foi contratado na temporada 15/16 por cerca de £ 30 milhões de euros, representando as cores do clube alemão logo em seguida. Douglas atuou em duas temporadas no Bayern, atuando em 77 jogos, com 14 gols marcados, bem como contribuiu com 19 assistências.
Em seguida o atacante foi negociado com a Juventus, da Itália, que desembolsou inicialmente £ 6 milhões de euros pelo empréstimo e em seguida mais £ 40 milhões de euros para que a negociação fosse efetivada. No clube italiano foram pouco mais de três temporadas, com 103 partidas disputadas, com 10 gols marcados bem como 19 assistências para seus colegas de equipe.
Douglas Costa entrou em um período de baixa em sua carreira e acabou sendo emprestado ao Bayern de Munique e em seguida para o Grêmio. No futebol brasileiro havia uma grande expectativa para que o atleta voltasse a viver um grande ano em sua carreira. Contudo, a passagem no seu clube formado ficou longe do esperado: foram 28 jogos com apenas 3 gols e 2 duas assistências.
Depois da passagem no futebol brasileiro Douglas acertou com o Los Angeles Galaxy, que disputa a Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos, ainda por empréstimo junto a Juventus. Com o término do vínculo com a equipe italiana, Douglas Costa estendeu sua permanência em mais um ano na equipe norte americana, por onde somou 51 jogos, com 8 gols e 8 assistências.
Contudo, a passagem de Douglas Costa no futebol dos Estados Unidos teve um fim recente após o atleta encerrar seu vínculo com o LA Galaaxy, ficando disponível no mercado da bola. Embora as equipes brasileiras desejassem o reforço, o futuro do atleta passa longe do Brasil: o jornalista Fabrizio Romano apontou que a estafe do atleta vem avaliando a possibilidade do acerto com clubes da Arábia Saudita, o que faria com que o atleta rejeitasse o interesse do Flamengo e até mesmo do Botafogo.