NOVA CONTRATAÇÃO! Bolívia surpreende 200%, demite treinador e acerta contratação de badalado brasileiro para o lugar
Nas últimas horas, a Federação Boliviana de Futebol (FBF) decidiu demitir o técnico Gustavo Costas e anunciou a contratação de um brasileiro para o seu lugar. Portanto, as negociações já estão avançadas e a própria entidade do país já havia informado que o comandante argentino não estava mais nos planos.
Atualmente, a Bolívia faz uma péssima campanha nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026, que será disputada no México, Canadá e Estados Unidos. Em suma, ocupa a lanterna com quatro derrotas em quatro jogos, dois gols marcados e 11 sofridos. Portanto, precisa melhorar para ter chances de classificação, no mínimo, à repescagem.
Ao ser comunicado da demissão, Gustavo Costas utilizou sua conta oficial no X (antigo Twitter) para agradecer todo o apoio. “Obrigado por tudo ao grandioso povo boliviano, foi uma experiência linda, apesar de os resultados não terem acontecido. Sucesso a todos, levo vocês no fundo do meu coração”, escreveu o treinador.
Seleção Boliviana mira contratação de treinador brasileiro
Após decidir tirar Gustavo Costas do cargo técnico, a Seleção Boliviana entendeu que Antônio Carlos Zago é o nome ideal para a função. Dessa forma, o treinador brasileiro deverá ser contratado pela Federação Bolivia de Futebol e voltará aos gramados, já que recentemente foi demitido do Coritiba após suas falas polêmicas nas coletivas de imprensa.
Entretanto, outro nome cotado para o cargo é Mauricio Soria. Aos 57 anos, o atual técnico do Guabirá tem passagens por vários clubes do país e pela seleção, entre 2017 e 2018. Porém, a imprensa local coloca o brasileiro como o provável substituto de Costas e em novembro haverá uma nova data FIFA.
Caso assuma nos próximos dias, Antônio Carlos Zago já terá trabalho pela frente. Portanto, na próxima rodada dupla, os bolivianos recebem o Peru, no dia 16 de novembro, e visitam o Uruguai cinco dias depois. É inegável que o técnico brasileiro tem o objetivo de classificar a Bolívia para a Copa do Mundo.
Carreira de Antônio Carlos Zago é vitoriosa
Não tem como negar que Antônio Carlos Zago tem uma carreira vitoriosa. Após se aposentar como jogador profissional em 2007, vestindo a camisa do Santos. Contudo, em 2009 iniciou a trajetória como treinador no São Caetano e acumula passagens por Palmeiras, Roma, Internacional, Juventude, Bragantino e Coritiba.
Por fim, entre 2021 e 2022 foi o treinador do Bolívar. Na ocasião, foi campeão Boliviano do Apertura e conseguiu classificar a equipe para a Libertadores 2023. Inclusive, a equipe foi sorteada no grupo do Palmeiras, porém, foi eliminado nas quartas de final para o Internacional.