Portal da Torcida
Tudo Sobre Futebol e Seu Time

SAIU HOJE (08/02): Campeão da Copa do Brasil procura o atacante Diego Costa para 2024 e pode deixar Palmeiras a ver navios

Diego Costa encaminha acerto com novo clube - Foto: Montagem/Portal da Torcida
Diego Costa perde espaço em clubes do Brasil – Foto: Montagem/Portal da Torcida

Livre no mercado da bola Diego Costa é um nome com muita experiência, consequentemente, ligado a diversos clubes. Os seus representantes estão oferecendo o jogador a equipes de peso, como Corinthians, Palmeiras e São Paulo.

Porém, até aqui nenhum desfecho positivo aconteceu. Com isso, uma opção é voltar para a Europa, aceitando um contrato com um clube menor, mas que o mantenha em atividade. Dessa forma, com nacionalidade espanhola, Diego Costa não fecha as portas no futebol espanhol.

Onde vai parar Diego Costa?

Com 35 anos, Diego Costa tem uma carreira repleta de experiências positivas. Porém, mesmo apontado como um ótimo centroavante que ainda pode render, o jogador encontra dificuldades nas negociações.

De acordo com informações do jornalista Vinícius Nicoletti, o Palmeiras cogitou Diego Costa. O nome foi sugerido internamente, a princípio, um pedido de Abel Ferreira. O comandante português entende que precisa de um camisa nove e, inclusive, perderá Endrick no meio do ano, já que tem transferência certa ao Real Madrid. Mas até aqui não houve negociação.

O Athletico Paranaense é outra equipe que ficou de olho no jogador, mas teve um desfecho positivo na busca por Gonzalo Mastriani, o que praticamente acabou com as chances de Diego Costa. A informação do interesse partiu do jornalista Jorge Nicola. A situação foi parecida no Corinthians, que fechou com Pedro Raul.

Dessa forma, os principais clubes do Brasil estão praticamente com as vagas de centroavantes já ocupadas, o que pode obrigar Diego Costa a abaixar a pedida salarial e até aceitar um papel secundário, como um centroavante reserva.

Diego Costa tem carreira vitoriosa

Diego Costa não chegou a jogar profissionalmente no Brasil no começo de carreira. Dessa forma, ele foi do sub-10 do Barcelona Esportivo para Portugal, onde atuou no Penafiel e Braga, o último já pertencendo ao Atlético de Madrid. Com o passe ligado aos Colchoneros, ainda passou por Celta de Vigo, Albacete e Vallodolid, estreando na equipe detentora dos seus direitos apenas no seu quinto ano na Europa. Foram quatro anos no clube, com um empréstimo ao Rayo Vallecano no período.

Na Premier LeagueDiego Costa ficou por três anos, até voltar o Atlético de Madrid. Foram mais três temporadas e meia no futebol espanhol, até que finalmente estreou no Brasil, com o Atlético Mineiro, em 2021. No ano seguinte, voltou para o futebol inglês para jogar pelo Wolverhampton, mas ao final da temporada ficou livre, até o acerto com o Botafogo.

A equipe era o líder e Tiquinho Soares, centroavante, estava lesionado, então o experiente jogador chegou para manter o nível. No início Diego Costa até teve bons jogos no início, mas o time todo caiu, perderam o título e até mesmo a vaga direta nos grupos da Copa Libertadores.

Apesar disso, com todo esse histórico, também não faltam títulos para o centroavante. Entre as conquistas, são duas Premier League, uma Copa da Liga Inglesa, Copa do Rey, dois Campeonatos Espanhóis, Europa League e três Supercopas da Europa. No Brasil, conquistou a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro pelo Atlético Mineiro, em 2021.