O Santos está passando por um momento delicado em sua história. A saber, pela primeira vez em sua história o time paulista tem chances reais de ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.
A princípio, vale destacar que nesses últimos anos, o Peixe não vem tendo uma boa administração fora do campo e isso vem gerando consequências dentro das quatro linhas. O último título conquistado pelo clube, por exemplo, foi o Paulistão de 2016, há cerca de sete anos.
Normalmente, em todos os campeonatos em que disputa, o Santos entra como um dos favoritos ao título, porém, atualmente, não têm sido desta forma.
Nesta temporada de 2023, o Alvinegro Praiano passou vexame na Copa do Brasil, sendo eliminado pelo Bahia nas oitavas de final, na Copa Sul-Americana, o Peixe acabou caindo na primeira fase da competição. Atualmente, pelo Brasileirão, o Santos se encontra na 17° colocação, com 18 pontos conquistados, em 18 jogos disputados.
A situação do Santos é tão preocupante, melancólica, que até mesmo o seu torcedor mais fanático tem se preocupado com as reais chances do clube pela primeira vez jogar a segunda de divisão. Recentemente, membros da torcida organizada do Peixe foram até o CT Rei Pelé protestar contra o presidente Andrés Rueda, cobrando reforços de peso para elevar o nível da equipe.
Fim da linha para o técnico Paulo Turra no comando do Santos
Após o empate contra o Athlético-PR no ultimo sábado (05) pelo Campeonato Brasileiro, Andrés Rueda decidiu demitir o técnico Paulo Turra, que ficou no comando técnico do Alvinegro Praiano pouco mais de um mês.
Para o seu lugar, o presidente santista contratou Diego Aguirre que já é carta marcada no futebol brasileiro com passagens por Internacional e São Paulo. No tricolor, o argentino fez um grande trabalho em 2018, quase levando o clube a conquista do Campeonato Brasileiro daquele ano.
Com a chegada de Diego Aguirre, a esperança dos membros da diretoria do Santos é de uma reação imediata da equipe, já no próximo jogo contra o Fortaleza no domingo (13) pela última rodada deste primeiro turno do Brasileirão.
Santos têm reforço de Copa do Mundo encaminhado, só vai depender da decisão do presidente Andrés Rueda
O volante Luiz Gustavo que foi um dos homens de confiança do técnico Felipão na Copa do Mundo de 2014, foi oferecido ao Santos. Atualmente, o jogador se encontra sem clube, neste caso, só depende da decisão do presidente Andrés Rueda para o veterano ser anunciado como novo reforço do Alvinegro Praiano para o segmento da temporada de 2022.
Mesmo com 36 anos de idade, Luiz Gustavo ainda joga pode jogar em alto nível. Não atoa quando ainda atuava pelo Al-Nassr fez belas atuações. Sendo assim, ele seria super importante para o Santos, que provavelmente vai lutar contra o rebaixamento neste segundo semestre.