Portal da Torcida
Tudo Sobre Futebol e Seu Time

URGENTE HOJE (01/05): Pedro compra a SAF do Cruzeiro das mãos de Ronaldo e pega todos de surpresa

Ronaldo Fenômeno age e tem virada nos bastidores do Cruzeiro - Foto: Gustavo Aleixo
Ronaldo Fenômeno vende a SAF do Cruzeiro – Foto: Gustavo Aleixo

 

Ronaldo Fenômeno se tornou o principal gestor da SAF do Cruzeiro, com 70% das ações, e conseguiu recolocar a Raposa na elite do futebol brasileiro após anos amargando um lugar na segunda divisão nacional.

Apesar de fazer um bom trabalho, tirando o clube da Série B e levando até a Copa Sul-Americana, além de voltar a disputar o título do Campeonato Mineiro, a equipe ainda tem algumas críticas, como acontece em quase todos os times. Ciente disso e de toda a pressão que recebe na Raposa, Ronaldo Fenômeno já tinha anunciado que não iria ficar para sempre na equipe e, além disso, que já tem um nome certo para assumir o seu lugar.

Porém, o que muita gente não esperava é que essa decisão fosse tomada tão cedo em 2024.

Ronaldo vende SAF do Cruzeiro

O ex-jogador da Seleção Brasileira, com destaque para o pentacampeonato em 2002, já tinha avisado que não iria ficar muito tempo como dono da SAF do cruzeiro. Inclusive, tinha anunciado o comprador: Pedrinho BH. Na época, o Fenômeno disse:

“Pedrinho estando perto me dá a garantia. Vai chegar o momento que o Cruzeiro vai precisar de um passo a mais, e o Pedrinho é esse cara. Tem sido desgastante demais indo de um lado para o outro, mas por enquanto ainda tem me dado prazer ter os dois (Cruzeiro e Valladolid), mas o futuro não sei te dizer”, disse Ronaldo, no começo do ano.

Porém, o momento chegou.

O empresário Pedro Lourenço, conhecido como Pedrinho BH, por ser o dono da rede de Supermercados BH, será oficializado como o novo dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro.

Vale destacar que existe uma cláusula de proteção à associação civil, inclusive, assinada por Ronaldo em 2022. Dessa forma, o documento limita algumas ações, entre elas, a venda a um terceiro no período de 60 meses ou até alcançar os R$ 350 milhões de investimentos extras.

Pedrinho já era um dos sócios, mas agota será o sócio minoritário e irá controlar o clube. Ele já tinha feito um aporte de R$ 100 milhões em um recurso para o clube se tornar clube-empresa e, com isso, tinha 20% das ações. Como Ronaldo tinha comprado 90%, ficou com 70%, que agora será repassada ao empresário.

É importante citar que o empresário já ajudava o clube até com negociações, como para a chegada de Matheus Pereira, um dos destaques da Raposa na temporada.