Portal da Torcida
Tudo Sobre Futebol e Seu Time

Após prisão, torcedores detidos por racismo contra Vini Jr são liberados, é chocante

Torcedores detidos por racismo contra Vini Jr são liberados após prisão, levantando questionamentos sobre a efetividade no combate ao racismo no futebol.

No último domingo, 21, durante a partida entre Valencia e Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol, Vinicius Júnior foi alvo de insultos racistas proferidos por torcedores do Valencia. Essa atitude lamentável levou à prisão de três torcedores espanhóis, acusados de crime ao exercício dos direitos fundamentais e das liberdades públicas.

No entanto, acaba de sair a informação de que os torcedores que praticaram atos racistas contra Vinicius Júnior já foram liberados, embora ainda tenham a obrigação de comparecer em tribunal.

Atos racistas contra Vinicius Júnior renderam prisão de torcedores

Após a identificação dos responsáveis pelos atos racistas contra Vinicius Júnior, a polícia espanhola realizou a prisão de três torcedores do Valencia, com idades entre 18 e 21 anos. Essa ação foi resultado de uma investigação conjunta entre as autoridades e o próprio clube.

No entanto, é importante destacar que os torcedores foram liberados após a prisão, o que pode gerar questionamentos sobre a efetividade das medidas tomadas para combater o racismo.

Torcedores detidos por racismo contra Vini Jr são liberados após prisão, levantando questionamentos sobre a efetividade no combate ao racismo no futebol.
Torcedores detidos por racismo contra Vini Jr são liberados | Foto: Reuters / Pablo Morano

Embora os três torcedores tenham sido liberados, o caso ainda está em aberto e novas detenções podem ocorrer em breve. A investigação do racismo contra Vinicius Júnior na Espanha continua em andamento, e espera-se que mais pessoas envolvidas nos insultos racistas sejam identificadas e responsabilizadas.

Além dos torcedores do Valencia, outros quatros indivíduos, torcedores do Atlético de Madrid, estão envolvidos em um incidente separado de racismo contra Vini Jr. Em janeiro deste ano, elas foram flagradas em uma simulação de enforcamento de Vinicius Júnior.

Racismo de Vini na Espanha

Após mais um episódio de racismo na Espanha, o atacante Vinícius Júnior decidiu não comparecer ao treinamento do Real Madrid. Expulso no jogo contra o Valencia, o brasileiro treinou separadamente do elenco principal e foi preservado da imprensa espanhola, que segue abordando o caso polêmico.

Esgotado após uma série de episódios racistas no país europeu, Vini Jr não descarta deixar o Real Madrid no final da temporada europeia. Em seu “desabafo” pelas redes sociais recentemente, o camisa 20 do Real Madrid revelou que  “continuará lutando pela sua causa, mesmo que longe de Madrid (ESP).

Diante de especulações sobre uma possível saída, Vinícius Júnior foi “sondado” pelos investidores da Qatar Sports Investments (QSI), que tem relação direta com o Paris Saint-Germain. O atacante de 22 anos é visto atualmente como um dos melhores atletas do mundo, e teria espaço nas principais equipes da Europa.