Portal da Torcida
Tudo Sobre Futebol e Seu Time

Douglas Costa, ex-Grêmio, entra na mira de gigante do futebol brasileiro e pega todos de surpresa

Douglas Costa, atacante ex - Grêmio, se aproxima do futebol brasileiro (Foto: Douglas Costa / Instagram)
Douglas Costa, atacante ex – Grêmio, se aproxima do futebol brasileiro (Foto: Douglas Costa / Instagram)

O atacante Douglas Costa, de 33 anos, é um dos nomes mais badalados do mercado da bola. Revelado nas divisões de base do Grêmio, o atleta deixou o futebol brasileiro em 2010, quando foi negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por cerca de £ 8 milhões de euros para que o negócio fosse efetivado.

Douglas surgiu para o futebol profissional em 2008, quando foi alçado ao elenco principal do clube gaúcho e atuou em 7 partidas naquele ano, marcando um gol pela equipe. Já na temporada seguinte, em 2009, foram 31 jogos disputados, com 1 gol marcado além de ter servido aos seus colegas de clube em 2 oportunidades.

Com as boas exibições o atleta acabou chamando atenção do Shakhtar, o que marcou sua primeira passagem pelo futebol europeu, com duração de 6 anos no futebol ucraniano, até o atleta deixar a equipe ao ser negociado com o Bayern de Munique, da Alemanha, por cerca de £ 30 milhões de euros.

Douglas Costa na mira de gigante do futebol brasileiro

Pelo Bayern de Munique o atacante brasileiro atuou por duas temporadas em sequência, somando 77 partidas disputadas, com 14 gols marcados, além de ter contribuído com 19 assistências para seus colegas de equipe. Em seguida o atleta foi emprestado para a Juventus, que pagou cerca de £ 6 milhões de euros no empréstimo do atleta.

Pelo futebol italiano o atacante esteve em 47 partidas, tendo marcado 6 gols e distribuído 13 assistências, o que o colocou no radar da tradicional equipe italiana, que abriu os cofres para contratar o brasileiro em definitivo e pagou cerca de £ 40 milhões de euros no atacante, que chegou a Itália na temporada 18/19.

Em resumo, Douglas Costa passou pouco mais de três anos atuando com as cores da Juventus e somou 103 partidas com as cores da velha senhora, deixando o clube por empréstimo justamente para o Bayern de Munique, embora na segunda passagem o rendimento não tenha sido dos melhores, com Douglas apresentando apenas 1 gol nos 20 jogos em que atuou.

De volta a Juventus, o atacante acabou emprestado ao Grêmio, em 2021, mas viveu um momento bem turbulento dentro e fora de campo. Após atuar em 28 jogos, marcando 3 gols e distribuindo 2 assistências, o atacante retornou para a Juventus e foi emprestado para o Los Angeles Galaxy, que disputa a Major League Soccer (MLS), primeira divisão dos Estados Unidos.

Douglas esteve em duas temporadas pelo clube norte americano, tendo atuado em 51 partidas, com 8 gols e 8 assistências ao longo do período. Apesar dos números melhores do que a passagem pelo futebol brasileiro, o atacante pode retornar ao Brasileirão em 2024 e o Grêmio não é o destino mais provável.

Embora nos últimos dias Costa tenha sido especulado no Cruzeiro a pedida do atleta dificultou o acordo e até o momento o atacante segue livre no mercado.