Portal da Torcida
Tudo Sobre Futebol e Seu Time

FIFA toma atitude inacreditável para resolver grande problema da Copa do Mundo 2026

Mundial que será disputado Canadá, México e Estados Unidos terá 48 Seleções

O Presidente da FIFA (Federação Internacional de Futebol), Gianni Infantino, falou na tarde desta quinta-feira (18), em um evento em Los Angeles-EUA, detalhes sobre a Copa do Mundo 2026, que será realizada em três países, sendo Canadá, México e Estados Unidos. Dessa forma, ao todo serão 48 países participantes.

Primeiramente, vale destacar que a Copa receberá, de forma inédita, mais de 40 participantes. Dessa forma, segundo o líder da entidade máxima do futebol internacional os grupos serão divididos por regiões. Para resolver esse problema, a entidade tomou uma decisão que pegou a muitos de surpresa e vários acabaram não acreditando.

De acordo com a FIFA, uma equipe não jogará em dois países diferentes. Assim, caso seja sorteado para atuar na fase inicial no México, não disputará confrontos no Canadá ou Estados Unidos. Dessa forma, Infantino afirmou que as estratégias para a próxima edição da Copa do Mundo serão modificadas.

“É um continente: três países e não três países pequenos, três países grandes. As distâncias, os horários, as diferenças climáticas também: altitude no México, nível do mar em outras partes”, declarou em entrevista para a AFP.

FIFA classificará 48 seleções para a Copa do Mundo 2026

Copa do Mundo 2026
Foto: Divulgação/FIFA

Com objetivo em aumentar os participantes e a quantidade de partidas na próxima edição da Copa do Mundo de 2026. Assim, será a primeira com 48 seleções e três países-sede. Segundo divulgações da própria FIFA, o torneio começará no dia 11 de junho e a grande final está marcada para 19 de julho.

Anteriormente, a edição que foi disputada em mais de um país foi em 2002, quando realizou o Mundial no Japão e Coréia do Sul. Na ocasião, o campeão foi a Seleção Brasileira, quando conquistou o Pentacampeonato. Desde então, a FIFA organizou seu principal torneio em apenas uma sede e retornará em países conjuntos em 2026.

Além disso, o Mundial será realizado em 16 cidades espalhadas entre Canadá, Estados Unidos e México. Assim, o país Canadense contará com duas cidades-sede, sendo Toronto e Vancouver. Nos EUA serão 11, Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas, Dallas, Houston, Atlanta, Miami, Filadélfia, Nova York e Boston. Por fim, o México receberá jogos em Monterrey, Guadalajara e Cidade do México.

Mundial visa melhorar a experiência dos torcedores

A medida é uma tentativa da FIFA para criar um ambiente agradável para os torcedores que irão viajar para acompanhar suas respectivas seleções. Para Infantino, é preciso organizar os jogos na fase de grupos para garantir também que os jogadores tenham as melhores condições possíveis.

Portanto, as seleções da Copa do Mundo de 2026, com sede nos Estados Unidos, Canadá e México, serão agrupadas por regiões para evitar longas viagens na primeira fase do torneio. 

Por fim, fique por dentro de todas as informações do esporte brasileiro e mundial no Portal da Torcida!