Mundial de Clubes 2023: Saiba tudo sobre o torneio que receberá Manchester City e Fluminense
A FIFA definiu a tabela oficial do torneio que será disputado na Arábia Saudita
Com objetivo em reunir os campeões de cada continente, a FIFA criou o Mundial de Clubes, que visa definir o grande campeão do futebol mundial ao final do ano. Nesse sentido, o Portal da Torcida decidiu detalhar tudo sobre a competição que ocorrerá em dezembro, na Arábia Saudita.
Após o título da Liga dos Campeões 2022/23, o Manchester City garantiu vaga direta para a competição FIFA. Da mesma forma, o Fluminense sagrou-se campeão da Libertadores e irá representar a América do Sul ao final da temporada brasileira. Entretanto, a edição 2023 terá um diferencial, já que será a primeira vez que o futebol árabe terá uma potência: Al-Ittihad.
De fato, as equipes do Oriente Médio começaram a investir pesado no final de 2022 e o mundo está de olhos abertos para saber como o time Saudita chegará no torneio que em que será anfitrião. Além disso, o clube Aurinegro conta com grandes estrelas, como o caso do atacante Karim Benzema, o volante N’Golo Kanté e o conhecido ofensivo brasileiro, Romarinho.
Quando começa o Mundial de Clubes 2023?
Inicialmente, a FIFA definiu que o Mundial de Clubes ocorrerá entre 12 e 22 de dezembro, na Arábia Saudita. Dessa forma, as sete equipes participantes estão confirmadas. A estreia será no dia 12, entre Al-Ittihad e Alckland City. O duelo acontece na terça-feira, às 15h, no Estádio King Abdullah, em Jeddah.
Portanto, o torneio reúne os campeões de cada continente. Dito isso, Al-Ittihad (Arábia Saudita), Auckland City (Nova Zelândia), Al Ahly (Egito), León (México), Urawa Reds (Japão), Fluminense e Manchester City. Outro duelo já confirmado é o da segunda fase, que definirá quem enfrentará os Cityzens na semifinal. Assim, León e Urawa Reds estreiam no dia 15, às 11h30.
Neste caso, Al-Ittihad e Alckland City se enfrentam para definirem o adversário do Al Ahly na segunda fase. Assim, o vencedor deste segundo confronto será o rival do Fluminense, na semifinal. Portanto, o Tricolor das Laranjeiras irá estrear no dia 18, às 15h, em Jeddah. Por outro lado, o Manchester City entra em campo no dia 19, às 15h, contra Urawa Reds ou León.
Mundial 2023 terá campeão inédito
Sem dúvidas, tanto a América do Sul quanto a Europa dominam o Mundial de Clubes. Desde a primeira disputa oficial, que ocorreu em 1960, apenas equipes da Conmebol e UEFA sagraram-se campeãs da competição FIFA. Entretanto, o ano de 2023 terá uma novidade e haverá um vencedor inédito.
Ou seja, por terem vencido a competição continental pela primeira vez, Manchester City e Fluminense buscam a conquista inédita do Mundial. Inclusive, irão debutar no torneio em dezembro. Contudo, nenhuma das sete equipes classificadas venceram a competição ao longo da história.
Qual o maior campeão do Mundial de Clubes?
Ao longo dos 62 anos de Mundial de Clubes, cerca de 28 equipes conquistaram o troféu da FIFA. Em resumo, o maior vencedor da história é o Real Madrid com oito títulos. Além disso, metade dos vencedores conquistou o torneio em somente uma oportunidade. Ou seja, 14 agremiações.
No Brasil, por exemplo, apenas seis equipes conquistaram a taça. Dessa forma, o maior vencedor entre times brasileiros é o São Paulo com três títulos, conquistados em 1992, 1993 e 2005. Em sequência, o Santos venceu duas vezes (1962 e 1963), Corinthians (2000 e 2012). Por fim, Flamengo (1981), Grêmio (1983) e Internacional (2006) completam a lista com uma conquista.