BOMBA: Martelo batido, MUNDIAL será disputado a cada DOIS ANOS
Seleções terão que se preparar anualmente, já que o torneio ocorrerá em período curto!
A Federação Internacional divulgou nesta sexta-feira (23), que o Mundial será disputado a cada dois anos. Ou seja, a mudança no calendário mudará a partir de 2025 e a previsão de competições até 2028, mas a expectativa é que o formato seja mantido após o período. De fato, a principal competição entre seleções era disputada de quatro em quatro anos, mas tudo mudará.
Além disso, a federação confirmou o aumento do número de times de 24 para 32. As sedes dos próximos Mundiais ainda serão definidas. A decisão ocorreu em reunião de conselho em Punta Cana, na República Dominicana, e a entidade máxima afirmou que a mudança vai ajudar a facilitar o formato dos Mundiais.
De fato, a nova configuração terá algumas alterações, já que não haverá a mesma quantidade de participantes. Assim, serão oito grupos de quatro seleções. As duas melhores avançam às oitavas de final. Daí até a decisão, a disputa pela classificação será em jogo único. Cada seleção fará um máximo de sete partidas – número menor que o atual, de 12.
Qual a mudança no calendário do Mundial?
Não há dúvidas que a mudança do Mundial terá impacto direto no calendário, já que agora haverá em anos anteriores e posteriores às Olimpíadas. Atualmente, o ano após os Jogos era mais esvaziado, sem uma grande competição. É importante lembrar também que a Liga das Nações será disputada anualmente.
Com as disputas recentes, a Confederação Brasileira não gostou nada da sequência de tantos jogos, inclusive, houve muitas reclamações de técnicos e jogadores. Recentemente, o treinador da seleção, criticou a falta de tempo de treinamento após o fim da temporada de clubes e o desgaste das longas viagens durante a Liga.
Vale lembrar que haverá outra mudança importante, que ainda precisa ser aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional, será na classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. Ou seja, o Pré-Olímpico mundial será extinto, e as vagas serão distribuídas da seguinte forma:
- País-sede;
- Cinco campeões continentais;
- Três vagas para as melhores seleções do Mundial de 2027 não-classificadas;
- Três vagas pelo ranking para seleções que não estiverem já classificadas.
Mas calma, torcedor. É apenas para o voleibol!
Quem é o maior vencedor da Mundial de Vôlei?
Primeiramente, ao todo, 13 nações já venceram, pelo menos um campeonato com uma de suas equipes, mas apenas oito detém títulos com as duas. Dito isso, o Brasil aparece na primeira colocação, tendo conquistado um total de oitenta e duas medalhas, sendo trinta e nove de ouro.
Por fim, fique por dentro de todas as informações do esporte brasileiro e mundial no Portal da Torcida!