NOTÍCIA HISTÓRICA HOJE (07/02): Maior revelação da série A entra em guerra com o próprio time para assinar com o Flamengo e pega todos de surpresa
O Flamengo segue em um processo de reformulação em seu elenco que foi iniciado desde a reta final da última temporada, visto que desde que o experiente técnico Tite, que comandou a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo disputadas na Rússia, em 2018, e no Qatar, em 2022, o clube carioca vem trabalhando para retornar ao centro do futebol brasileiro.
Ficando na 4° posição da Série A, com 66 pontos conquistados em 38 rodadas, fechando o ano com uma derrotada sofrida diante do São Paulo, no Morumbi, por 1 a 0. Com a classificação final do Brasileiro o clube assegurou vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores, e voltará a buscar um resultado diferente do que aconteceu neste ano, quando o rubro negro caiu nas oitavas de final diante do Olímpia, do Paraguai.
Desde o começo do ano alguns atletas vem deixando o Flamengo, a exemplo do experiente lateral esquerdo Filipe Luís, que optou pela aposentadoria como jogador de futebol. Por outro lado o zagueiro Rodrigo Caio, ídolo recente do clube, deixou o Mengão após terminar o seu contrato, juntamente com o meia Everton Ribeiro, que fechou com o Bahia e já vem se destacando com o tricolor baiano, juntando também a saída do goleiro Santos, que fechou com o Fortaleza, finalista vencido da mais recente edição da Copa Sul-Americana.
Flamengo tenta acertar com importante reforço para o elenco
Com baixas significativas no elenco a busca do Flamengo segue sendo de reforçar alguns setores, em especial a defesa, que conta com nomes como o zagueiro Fabrício Bruno, Léo Pereira, David Luiz e Pablo, embora o dois últimos estejam cotados como baixas possíveis caso sejam negociado pela diretoria da equipe carioca.
Dessa forma já chegaram ao dois reforços para a sequência da temporada: o meia uruguaio Nicolás de La Cruz, de 27 anos, que deixou o River Plate, da Argentina, por cerca de R$ 77,7 milhões de reais, enquanto também chegou ao clube o lateral esquerdo Matías Viña, também uruguaio, que custou cerca de R$ 48 milhões de reais para assinar com o Flamengo.
Ainda assim mesmo com escassez de nomes acertado a diretoria segue tentando novas chegadas, tendo inclusive avaliado a chegada de atletas para vários setores, embora sem sucesso até o momento. Diante do desejo da diretoria de contar com um novo nome para a defesa, houve um avanço para um acordo com o zagueiro Léo Ortiz, de 28 anos, que é um grande destaque do Red Bull Bragantino, por onde vem servindo ao clube paulista por 6 temporadas.
Apesar da vontade explícita do Flamengo de fechar com o atleta e até mesmo do possível desejo de Ortiz em reforçar o clube carioca, não há acerto entre o Bragantino e o Flamengo, o que deve seguir em curso por mais algumas semanas.